Walter Benjamim – Arte e Tecnologia – Questões

Investigações de nossa era

Área temática: Arte, sociedade, técnica e política

Referência: A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução, ensaio do filósofo alemão Walter Benjamin

Organização: Abraão Carvalho

 Walter Benjamin – A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica

Referência: Introdução

  1. Procure indicar o projeto de investigação de Walter Benjamin, levando em consideração que sua intenção consiste justo em pensar “a respeito das tendências evolutivas da arte dentro das condições atuais de produção” (Introdução).
  2. Que conceitos tradicionais na reflexão sobre a arte Walter Benjamin pretende deixar de lado e sob que justificativa?
  3. As concepções desenvolvidas por Benjamin, “que são novos na teoria da arte”, (…) São, em contrapartida, utilizáveis no sentido de formular, segundo ele, que exigências históricas?

Referência: Reprodutibilidade técnica

  1. Que técnica de reprodução permitiu às artes gráficas entregar-se ao comércio das reproduções em série, na mesma medida em que passava a produzir obras novas diariamente? E em que consiste esta técnica?
  2. De acordo com Benjamin que impactos e transformações na arte foram gerados com o surgimento da fotografia?
  3. “No início do século XX, a reprodução técnica tinha atingido um nível tal que começara a tornar objeto seu, não só a totalidade das obras de arte provenientes de épocas anteriores, e a submeter os seus efeitos às modificações mais profundas, como também a conquistar o seu próprio lugar entre os procedimentos artísticos.” (Walter Benjamin, uma das traduções da segunda versão de 1955)

 “Com respeito a isso, nada é mais esclarecedor do que o critério pelo qual duas de suas manifestações diferentes – a reprodução da obra de arte e a arte cinematográfica – reagiram sobre as formas tradicionais da arte.” (Benjamin, a outra das traduções consultadas)

a)     De acordo com a passagem, o que significa a reprodução técnica tornar objeto seu, a totalidade das obras de arte provenientes de épocas anteriores (do passado)?

b)     O que Benjamin está querendo indicar quando afirma que as técnicas de reprodução da arte, no século XX, se afirmaram historicamente como “formas originais da arte”, ou mesmo constituinte dos “procedimentos artísticos” modernos?

Referência: Autenticidade

  1. Segundo Benjamin, mesmo na reprodução mais perfeita de uma obra de arte, um elemento está ausente, qual?
  2. O que caracteriza a noção de “autenticidade”?
  3. “Enquanto o autêntico preserva toda a sua autoridade com relação à reprodução manual, em geral considerada uma falsificação, o mesmo não ocorre no que diz respeito à reprodução técnica, e isso por duas razões.” (Walter Benjamin)

Que duas razões são estas que anulam a autoridade da noção tradicional de autenticidade quando pensamos no caso de uma reprodução não-manual, isto é, uma reprodução técnica, em série?

4. Segundo Benjamin, o que é desvalorizado na obra de arte inserida no contexto histórico das técnicas de reprodução em série?

5. Duração material e testemunho histórico remetem precisamente a que noção no pensamento de W. Benjamin?

6. Segundo o ensaísta, o que fica abalado com as técnicas de reprodução em série da arte?

7. Quais os dois aspectos que marcam a crise da noção de autenticidade? Por quê?

8. De acordo com ensaio “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”, Walter Benjamin afirma que as técnicas de reprodução permitiram ao “ao objeto reproduzido oferecer-se à visão e à audição, em quaisquer circunstâncias”. Para ele, isto resultou em um aspecto positivo, qual?

9. A “atrofia da aura” da obra de arte, segundo Benjamin, está ligada justamente a que ponto de transformação histórica? E o que isto significa?

10. “A que abalo da tradição” Benjamin está se referindo? Este “abalo”          está situado em que contexto histórico? Segundo Benjamin, este contexto histórico está ligado a um grande movimento de massa moderno na esfera da arte, qual?

11. Em relação à função social do cinema Walter Benjamin chama também a atenção para um aspecto negativo (ou “destrutivo’) deste poder social da arte cinematográfica. Que aspecto é este?

Referência: Destruição da aura

 1.  Para Benjamin, o que marca a “nítida diferença” entre reprodução e a imagem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s