Aristóteles Metafísica Conhecimento (trecho III) + questões

Filosofia

Metafísica

Aristóteles

(trecho III)

 

Pareceria que para efeitos práticos a experiência não é de modo algum inferior à arte; com efeito, vemos homens de experiência tendo mais sucesso do que aqueles que possuem a teoria sem experiência. A razão disso é que a experiência é conhecimento de coisas particulares, ao passo que a arte trata de coisas universais; e as ações e os efeitos que produzem se referem ao particular. (…) Assim, se um homem tem teoria sem experiência e conhece o universal, mas não o particular nele contido, com freqüência falha no seu tratamento, pois é o particular que deve ser tratado. No entanto achamos que o conhecimento e a eficiência são antes questão de arte que de experiência e supomos que os artistas são mais sábios que os homens apenas experientes (o que implica que em todos os casos a sabedoria depende sobretudo do conhecimento), e isso porque aqueles (os artistas) conhecem a causa, e estes (os homens experientes) não. Pois os homens de experiência conhecem o fato mas não o porquê, enquanto os artistas conhecem o porquê e a causa. Pela mesma razão estimamos mais os mestres de toda profissão e achamos que sabem mais e são mais sagazes que os artesãos, pois os mestres conhecem as razões das coisas produzidas; (…) Assim os mestres são superiores em sabedoria não porque podem fazer coisas, mais porque possuem uma teoria e conhecem as causas.

Questões

  1. Segundo Aristóteles a experiência consiste em que tipo de conhecimento?
  2. Qual a diferença entre a experiência e a arte?
  3. “…a arte trata de coisas universais; e as ações e os efeitos que produzem se referem ao particular.” Explique esta afirmação do filósofo.
  4. Sob que argumento Aristóteles sustenta que os artistas são mais sábios que os homens apenas experientes?
  5.  “…os mestres são superiores em sabedoria”. Qual o argumento utilizado por Aristóteles para sustentar esta afirmação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s