FILOSOFIA TENSA: ORIGEM E HISTÓRIA

FILOSOFIA TENSA: ORIGEM E HISTÓRIA

Por Abraão Carvalho

FILOSOFIA TENSA dá-se o nome a um movimento (2010-) de retomada da forma originária da filosofia dos pré-socráticos, exposta em fragmentos. A relação da FILOSOFIA TENSA com a história da filosofia reside no aspecto formal da linguagem curta em forma de aforismos, insight’s.

Os precursores da FILOSOFIA TENSA atualmente são alunos do ensino médio em uma escola de nome Dr. José Moisés, no município de Cariacica no Espírito Santo, Brasil, são eles: os irmãos LEANDRO CESAR CARVALHO (1m4) e LEONARDO PEREIRA (2m1).

Os primeiros fragmentos da filosofia tensa são: “MANDA UMA TENSA AÍ?” (Leonardo Pereira) e “SÓTENSAQUI” (Leandro Cesar). Estes fragmentos foram dirigidos ao então professor de filosofia e também filósofo ABRAÃO CARVALHO.

Do filósofo era exigida matinalmente “UMA TENSA”, isto é, um fragmento, uma frase do dia, uma observação, uma grande idéia. Assim, “MANDAR UMA TENSA” exigiu do filósofo uma organização do movimento de pensamento que naquele ambiente estava se formando, como também o incentivo de uma formulação mais rigorosa dos fragmentos da filosofia tensa entre os estudantes.

Como referências principais encontramos o mini blog de ABRAÃO CARVALHO:

http://miniblog.limao.com.br/filosofiatensa

Do mesmo autor encontramos também o artigo inaugural da FILOSOFIA TENSA, que trata de temas relacionados à introdução à filosofia e história da filosofia na perspectiva da criação e leitura dos fragmentos pré-socráticos. O filósofo ABRAÃO CARVALHO (1981-), disponibilizou o artigo FILOSOFIA TENSA: O CONCEITO: FRAGMENTOS, AFORISMOS, FRASES CURTAS, INSIGHT” em dois portais na web, no blog “CRÍTICA E CRIAÇÃO EM BITS”:

www.criticaecriacaoembits.blogspot.com

E também em formato para download no blog “ENSAÍSMO ADUBADO”:

http://ensaismoadubado.wordpress.com/

Deve-se também a um dos precursores da FILOSOFIA TENSA o conceito de “VISTAGEM”, formulado por LEONARDO PEREIRA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s