Da relação entre autonomia e liberdade

Em perspectiva de Giovanni Semeraro em seu artigo ‘Da sociedade de massas à sociedade civil: a concepção de subjetividade em Gramsci”, encontramos um precisar melhor a noção e a relação de autonomia entre os diferentes: “O percurso, neste sentido, vai do ser privado ao ser social. O indivíduo, aqui, sem deixar de ser centro autônomo de decisões, consciência livre e ativa, nunca é entendido como ser isolado e “mônada” auto-suficiente em si mesma, mas é sempre visto como um sujeito… com outros (…), com os quais se defronta e constrói consensualmente a vida em sociedade. Neste sentido, a concepção de liberdade, para Gramsci, adquire uma conotação positiva, de expansão social, não de diminuição e de limitação: a liberdade individual não termina onde começa a dos outros, mas se desenvolve ainda mais quando se encontra com a dos outros”.

Referência

Semeraro, Giovanni. Da sociedade de massas àsociedade civil: a concepção de subjetividade em Gramsci. Texto apresentado no Congresso Internacional: “Antonio Gramsci: da un secolo all’altro”, organizado pela International Gramsci Society, no Istituto Italiano per gli StudiFilosofici, Nápoles, 16-18 out. 1997.

Questões:

Afirma-se sobre um percurso, que  “vai do ser privado ao ser social”. Procure explicar algo deste “percurso.”

Um concepção de liberdade em Gramsci é compreendida no texto acima, qual a concepção de liberdade em Gramsci de acordo com este trecho do artigo de Giovanni Semeraro?

Indique a maneira através da qual a noção de liberdade individual se relaciona com a liberdade dos outros?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s